26 de jun de 2012

Selinho da querida Gam

Eu estou feliz duas vezes hoje, primeiro por ter acontecido meu primeiro sorteio, estava aciosa e insegura, mas tudo deu certo; e depois pela noticia deliciosa que tive. 
minha amiga Gam atingiu 100 seguidores. pode parecer bobagem, mas como é difícil atingir esta marca , para nós blogueiras de artesanato. São tanto blogs, tanta gente bacana divulgando e dividindo.
segue aqui o selo em comemoração e o link para aqueles que ainda não conhecem e querem conhecer. Vocês vão amar, .
Parabéns minha amiga querida, que nunca me deixa na mão e que esta sempre enchendo meu blog de vida!

Resultado do 1° sorteio Cantinho Dedos de Mel



A ganhadora Do sorteio Foi a querida Fenix 27 
Fenix 27(http://wwwavivarcel.com.br)


Eu coloquei todas as amigas para concorrer igualmente pois na minha caixinha estavam  pequenos fuxicos que ainda não foram utilizados.
Ninguém acertou , o que me fez muito feliz, pois assim pude tratar todas com igualdade.


Eu agradeço a todas as blogueiras que participaram do sorteio, e aquelas que não entraram por seus motivos, mas me ajudaram na divulgação.
O intuito dele foi fazer novos amigos, compartilhar momentos bons, e deu muito certo. 
Estou super feliz com tudo isso.
E Parabéns Fenix.

24 de jun de 2012

Lista de participantes do meu sorteio


Olá meninas, hoje venho trazer a lista das participantes do meu 1° Sorteio que será feito dia 26-6. (terça -feira).
coloquei o numero que cada uma receberá no sorteio.
Todas participarão igualmente com uma unica numeração.
O sorteio será feito pelo Random Sorteador.
Muita sorte a todas, estou super feliz  com a participação.
segue a lista:

10 -Dona  ( http://gamdolls.blogspot.com)
11- Fenix 27 ( http://wwwavivarcel.com.br)
12-Lilian marson ( http://lilicamoleca.blogspot.com.br)
13- Deia (www.eamltesdadeiia.blogspot.com)
14-Ignes ( http://dona-sinha.blogspot.com)
15- Van Castro ( http://vanartesanato.blogspot.com.br)
16-Elaine Cristina (http://laineartess.blogspot.com.br)
17- Rosilene Marques (http://cantinhoscriativos.blogspot.com.br
18-Claudia (http://claudia-diaadia.blogspot.com)
19-Rosangela (http://raiosdealegria.blogspot.com.br)
20-nana ( http://aquitemsorteesucesso.blogspot.com.br)
21-Loudes Maria (http://artemariafazendo.blogspot.com.br)
22-Analaice  ( www.analaice.blogspot.com.br)
23-Ivone (http:// ivonelirartscomamor.blogspot.com )
24- Vallene ( http://valecrocher.blogspot.com.br/)
25-Roseli ( http://roseli-roseglorinhablogspotcom.blogspot.com.br)


18 de jun de 2012

Linguagem de internet e celular

  olá, vendo a postagem de uma amiga ,me ascendeu a curiosidade sobre este tema, que nos dias de hoje tem sido muito comentado, principalmente por pessoas mais velhas. Então, resolvi fazer uma pesquisa e dividi-la com vocês para que possamos entender melhor a nossa realidade e poder nos adaptar a tudo que nos rodeia sem perder a tradição da boa escrita e aproveitando da melhor forma os recursos tecnológicos.
 Vamos entender como e porque surgiram as abreviações e de que forma tem influenciado a todos nós.
 Espero que gostem .
 segue a matéria na integrada .( http://veja.abril.com.br )


Linguagem de internet e celular

Reuters
Um estudo realizado no ano passado por um professor universitário na Austrália revelou que os jovens, se têm facilidade para escrever mensagens de maneira abreviada, podem não ter tanta habilidade assim para lê-las. Quase metade dos 55 estudantes envolvidos demorou duas vezes mais para ler do que para escrever mensagens do tipo “Vc q tc?”. Por que então a linguagem simplificada virou praxe entre quem usa a internet e costuma mandar mensagens de texto pelo telefone celular? A professora Maria Teresa de Assunção Freitas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sugere algumas possibilidades. Ela é autora do livro Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola.
1. Por que as pessoas abreviam a linguagem na web?
2. Onde e por quem essa linguagem abreviada é mais usada?
3. Por que essa linguagem tem mais adeptos entre os adolescentes?
4. Isso já acontecia antes em outros meios?
5. A escrita abreviada e simplificada prejudica a compreensão?
6. Há padrões de escrita para internet e celular?
7. Essa escrita vicia? 
8. Essa linguagem pode modificar a língua que falamos?
9. A internet faz o adolescente ler menos?
10. Exemplos da linguagem da internet
1. Por que as pessoas abreviam a linguagem na web?
Para a professora Maria Teresa de Assunção Freitas, são dois os principais motivos da abreviação de palavras: o primeiro, a facilidade de se escrever de modo simplificado, e o segundo, a pressa. Esta, por sua vez, está ligada a outras duas razões: a economia (mandar uma mensagem maior pelo celular pode custar mais) e o desejo de reproduzir virtualmente o ritmo de uma conversa oral. “É para acelerar o bate-papo, que na internet, em chats e programas de mensagem instantânea, acontece em tempo real”, explica a especialista. “No celular, há o agravante do teclado, que é menor, e do preço, que é maior.” Uma terceira causa seria o desejo do adolescente de pertencer a um grupo: ele pode adaptar a sua escrita à linguagem da comunidade de que quer fazer parte - com o uso dos termos adaptados, ele adere aos códigos do grupo.
 
• topo
2. Onde e por quem essa linguagem abreviada é mais usada?
Os principais autores da escrita simplificada são os jovens e, entre eles, os adolescentes. Eles fazem uso desse tipo de linguagem no celular e na internet, especialmente em canais de relacionamento, como o Orkut e o MSN. “Mas essa linguagem teve início nos chats”, afirma a professora Maria Teresa, que já realizou uma pesquisa na área, também começando pelas salas de bate-papo virtuais. Nos e-mails, segundo ela, a escrita abreviada tem menos lugar porque se trata de um meio de comunicação assíncrono, ou seja, a informação é enviada em intervalos irregulares: uma pessoa envia uma mensagem para outra, mas não sabe quanto terá uma resposta. É um ritmo parecido com o da tradicional troca de cartas. No celular, a linguagem abreviada fica restrita aos torpedos, que são escritos.
 
• topo
3. Por que essa linguagem tem mais adeptos entre os adolescentes?
Os adolescentes têm grande facilidade de se adaptar aos símbolos de um novo código, pelas características da própria idade. Não é de hoje que colegas de escola trocam bilhetinhos durante a aula. Longe das vistas do professor, trocam papéis amassados ou dobrados - se é que hoje não o fazem por celular ou mesmo pela internet, nos colégios onde o computador é instrumento de ensino. É próprio do adolescente criar código. No celular, porém, a adesão à linguagem simplificada é maior, devido à dificuldade de digitar no pequeno teclado do aparelho telefônico. Jovens adultos e adultos também vêm passando a utilizá-la.
 
• topo
4. Isso já acontecia antes em outros meios?
Sim, mas de modo diferente. O telegrama é um meio de comunicação que faz uso da linguagem abreviada, mas segue um código mais formal, mais atento às regras ortográficas cultas. Não é usual, por exemplo, trocar “assim” por “axim” ou “endosso” por “endoço”. O telégrafo, aliás, chegou a fazer uso do Código Morse, que, com pontos e traços, facilitava a transmissão da mensagem. O texto era transmitido de forma codificada pelo telegrafista, que se colocava como intermediário entre emissor e receptor. Depois, a mensagem era transportada por navio, trem ou avião (mais tarde). Nas conversas pela internet ou pelo celular, essa figura não está presente, o que permite uma maior intimidade entre as partes envolvidas no diálogo. Além disso, a escrita da internet está contaminada pelos ares de sua época: ela é uma forma própria ao suporte em que se deita. “O contexto gera formas novas de utilizar a linguagem”, afirma a professora Maria Teresa.
 
• topo
5. A escrita abreviada e simplificada prejudica a compreensão?
Quando duas pessoas dominam o mesmo código, não costuma haver dificuldade na troca de mensagens. Mas uma pessoa que nunca empregou uma linguagem como a que os adolescentes usam na internet pode achá-la uma loucura à primeira leitura. “Pais e mães podem pensar que é uma escrita errada, quando não é: é uma escrita feita para um suporte próprio, adaptada para uma determinada situação. Não há erro de ortografia, embora essa linguagem desobedeça à regra culta”, defende Maria Teresa. Dentro daquele sistema, explica a professora, a substituição de “ss” por “ç” faz sentido e não representa um erro. É claro também que, como demonstrou a experiência realizada na Austrália, pode haver maior dificuldade em ler a mensagem em voz alta do que escrever de maneira reduzida - especialmente se quem lê em voz alta não domina bem o código que está lendo.
 
• topo
6. Há padrões de escrita para internet e celular?
A linguagem abreviada, especialmente a da web, segue os padrões da oralidade. Ela substitui uma conversa ou um bate-papo. “O interlocutor está presente e em tempo real, apesar da distância”, diz Maria Teresa. “Para andar mais rápido, se escrevem oxítonas com acento agudo sem acento e com ‘h’ no final, como ‘cafeh’, e se firmam acordos tácitos para uso de determinadas palavras, como ‘vc’ em vez de ‘você’ ou ‘tc’ em vez de ‘teclar’.” Outros elementos que fazem parte desse sistema são as representações de emoção, geradas para compensar a ausência física do interlocutor: "risos", "rs", "eheh", ":)", ":(", "[]", etc. Há diversas fontes na internet, como sites específicos e, o próprio MSN, onde usuários dessa linguagem podem copiar símbolos ou emoticons para depois usá-los em suas mensagens.
 
• topo
7. Essa escrita vicia?
Muitos adolescentes ouvidos por Maria Teresa, em sua pesquisa, demonstraram saber separar as coisas. “Eles sabem que na escola não podem escrever da mesma forma que na internet”, diz ela. “Essa linguagem é um gênero novo de discurso, e os usuários sabem disso, sabem que é algo diferente do que está no livro ou em outro lugar.” Para a professora, uma prova de que os adolescentes sabem separar as coisas é que, quando o canal de filmes pago Telecine criou a sessão Cyber Vídeo, com legendas que se apropriavam do internetês, houve uma forte reação dos próprios adolescentes contra o método. “Eles diziam que não era linguagem própria para o cinema, que era linguagem de internet.” Dirigida ao público teen, a experiência do Telecine não foi mesmo para frente: estreou em 2005 e já no ano seguinte saiu do ar.
 
• topo
8. Essa linguagem pode modificar a língua que falamos?
É possível que essa linguagem venha, no futuro, a modificar a língua que falamos. Já começamos a incorporar, no português do Brasil, os termos da informática e da internet, como "deletar", "caps lock", "control+c", "control+v", "control+z". Há muita gente rindo em voz alta como na web: “eheheh”. “A língua é uma coisa viva, porque falada. Só a língua morta, como é o caso do latim, permanece estática. Há palavras do português que sumiram, enquanto outras foram incorporadas. A língua é dinâmica, se transforma sempre”, diz Maria Teresa.
 
• topo
9. A internet faz o adolescente ler menos?
Pelo contrário. A pesquisa da professora da UFJF mostra que a internet está levando o adolescente a ler e a escrever mais. O texto escrito foi redescoberto como forma de comunicação, e a leitura ganhou novos formatos. Há uma espécie de letramento digital. “A leitura é hipertextual: baseada no hipertexto, na utilização de links. Cada um faz a sua leitura, não precisa ser linear, enquanto o livro é geralmente linear”, pondera ela. Em resumo, no meio digital o leitor tem mais autoria na leitura - ele faz o seu próprio percurso, a sua seleção. E lê de maneira prazerosa, lúdica. “Isso é capaz de aproximar o adolescente da literatura. Há sites em que eles escrevem poesia, até de modo coletivo, e outros onde podem baixar e-books.”
 
• topo

10. Exemplos da linguagem da internet
A "linguagem" da internet também fornece informações sobre o estado de espírito de quem escreve. Confira algumas amostras.
 
EMOTICONS
Sorriso:-) (-: :) =) :o)
Muito feliz (ou sorrindo muito):-D
Triste ou indiferente:-( (:-( :-c :-< :-(((( :-t :-/
Sem expressão ou entediado:-| :-I
Surpreso ou de boca fechada:-X
Boca fechada (sem dizer uma palavra):-v
Pensando ou assimilando:-I
Gritando:-O :-@
Chorando:,-( :'-(
Diabólico ou travesso]:-)> ):-)
Piscando o olho;-> ;-) ;) '-)
Beijo:-x :-*
De óculos8-] 8-) B-)
Mostrando a língua:-J :-p
Bobo:-B
Bocejando|-O
Assoviando:-"
Abraço((( ))) []'s
Rosa@->-


 ACRÔNIMOS
Risors (abreviação de 'risos') ou kkkkkk
Gargalhadalol (iniciais de "laughing out loud", ou "rindo muito", em português)
Pensando ou assimilandohmmm ou huuum
Logo que derasap (inciais de "as soon as possible", ou "assim que possível", em português)
Já voltobbs (inciais de "be back soon", ou "volto logo", em português)


 ABREVIAÇÕES
belezablz
sec
queq
quandoqd ou qdo
tambémtb, tbm ou tbém
tudotd
vocêvc


 
EXEMPLOS DE UMA ORTOGRAFIA PARTICULAR
acharaxar
assimaxim
éeh
entãoentaum
coloqueikoloqei
comokomo
amigomiguxo
nãonaum
nuncanunk
chegarxegar
qualQl
quisQz
vocêvoxê ou vc
vocêsv'6s ou vcs
soh

Fonte: Microsoft (fabricante do MSN Messenger) e Maria Teresa de Assunção Freitas, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autora do livro Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola